18 de julho de 2012

Accor adquire portfólio do Posadas na América do Sul

Negociação envolve investimento de R$ 500 milhões, 15 hotéis em operação e 14 em desenvolvimento
Patrick Mendes e Roland de Bonadona (Accor), Jorge Carvallo e Francisco Gutiérrez (Posadas)
Caesar Business, Caesar Park, aquisição, hotelaria, fim de operações, Posadas, Accor

A despeito do momento favorável que vive a economia brasileira e o setor hoteleiro, em particular, o grupo mexicano Posadas anunciou ontem o encerramento das operações na América do Sul e a transferência do seu portfólio para a rede francesa Accor. O negócio envolve um investimento da ordem de US$ 275 milhões, 15 hotéis em operação - quatro próprios, quatro em regime de locação variável e sete administrados, além de 14 em fase de desenvolvimento.

Passam dessa forma à administração da Accor cinco hotéis Caesar Park e Caesar Business localizados em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Manaus, um em Salvador e dois em Belo Horizonte, no Brasil; dois em Buenos Aires, na Argentina, e outros dois em Santiago, no Chile.

A fase de transição deve durar cerca de três meses e à exceção do diretor geral do Posadas para a América do Sul, Francisco Gutiérrez (que retornará ao México, ainda sem cargo definido), todos os colaboradores do grupo mexicano deverão ser absorvidos pela Accor, assim como mantidos os investidores e parceiros envolvidos nos empreendimentos ainda não implantados.

Segundo o COO da Accor para a América Latina, Roland de Bonadona, fica pendente para as próximas semanas a definição sobre o posicionamento que será tomado com relação à manutenção das marcas Caesar Park e Caesar Business nos empreendimentos ou uma possível transferência para uma das quatro bandeiras correspondentes da Accor - Sofitel, Pullman, Mercure ou Novotel, uma vez que envolve a anuência dos investidores no caso dos hotéis que não são próprios.

Somados aos hotéis já administrados, o negócio com o Posadas eleva o portfólio da Accor na América do Sul para 200 hotéis e 34 mil quartos. O objetivo, como ressaltou Bonadona, é fortalecer a liderança da rede francesa em uma região com forte potencial de crescimento. O Posadas, por sua vez, como revelou o diretor geral, Jorge Carvallo, atribui a decisão a uma estratégia que visa a capitalização do grupo e o direcionamento de todos os esforços nas operações no México, onde enxergam mais chances de crescimento e também de liderança de mercado.


Fonte: Hotel News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário