Hotéis de Copacabana são acusados de fornecer comida imprópria
Policiais civis apreenderam cerca de 200 kg de alimentos vencidos em estabelecimentos de luxo do bairro

Foto: Agência O Globo Ampliar
Alimento fora da validade apreendido em um hotel de luxo, em Copacabana
Os agentes vistoriaram as cozinhas do Othon Palace, Sofitel, JW Marriott e Pestana em uma operação batizada de "Turismo Legal". Três nutricionistas e o chefe de cozinha do Sofitel foram detidos.
A cozinha do Sofitel foi interditada por fiscais da Vigilância Sanitária Municipal.
A operação foi desencadeada a partir de denúncias de turistas que alegaram ter sofrido intoxicação alimentar.
Outro lado
Em nota, a assessoria do Marriott informou que não foram encontrados alimentos impróprios para consumo ou com validade vencida.
Segundo o hotel, os agentes identificaram apenas alguns produtos recém-utilizados, que ainda não tinham recebido as etiquetas de manipulação. De acordo com a assessoria de imprensa, a Rede Marriott de Hotéis possui um rígido padrão de qualidade, aplicado em seus mais de 3.400 hotéis em todo o mundo.
A assessoria de imprensa do Hotel Pestana explicou que mantém, em seu restaurante, os procedimentos padrões de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária. O estabelecimento informou que irá aguardar a apuração dos órgãos competentes e se coloca à disposição para colaborar com o que for necessário.
Em nota, a assessoria de imprensa do Othon informou que teve uma padaria fechada mas não por
irregularidades em relação aos alimentos e sim em virtude de uma reforma no andar superior.
Segundo o estabelecimento, a obra, que era emergencial e necessária devido a um pequeno vazamento, já foi finalizada e os técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) serão solicitados para retornar ao local e autorizar a reabertura da padaria.
O Othon informou também que já foram tomadas todas as providências, com a adoção de procedimentos de controle interno mais rigorosos, além dos já existentes, para que fatos como esse não voltem a acontecer.
De acordo com a nota, o estabelecimento explicou que conta com o trabalho de uma engenheira de alimentos e de uma equipe de nutricionistas, profissionais extremamente experientes e qualificados.
Ainda segundo o comunicado, o hotel ressalta que, com 35 anos de atuação, é reconhecido, no Brasil e no exterior, pela excelência e pelo elevado padrão de qualidade de seus serviços e, desse modo, realiza uma auditoria interna.
Em nota, o Sofitel informou que também é um hotel reconhecido pela alta qualidade dos produtos que oferece a seus clientes. Segundo o comunicado, a cozinha do estabelecimento sempre esteve e continuará aberta a quem quiser visitá-la, de forma a garantir a transparência e o elevado padrão de qualidade proporcionado a todos que frequentam o hotel, sejam hóspedes ou passantes.
O hotel reforça que busca a excelência no cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar e informa que está apurando os fatos para tomar as providências que forem necessárias.
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/hoteis-de-copacabana-sao-acusados-de-fornecer-comida-impropria/n1597266202701.html
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É, a copa e as Olimpiadas estão chegando... Em quanto isso ouvimos noticias que prejudicam a imagem de nossos hotéis.
Concordo com a fiscalização e a punição de quem estiver errado, mas é necessário apurar as causas e os responsávei pelos erros devem ser identificados. Gerentes, nutricionistas, chefes de cozinha, entre outros são responsáveis por manter a ordem, limpeza, condições de higiene, qualidade dos produtos, e sobre tudo, a validade dos mesmos. A pena é que não possam estar em vários lugares ao mesmo tempo, por isso precisam de pessoas de confiança e bem treinadas.
Antigamente se falava em PEPS (primeiro que entra primeiro que sai) ou FIFO (first intro first out), mas agora é PVPS (Primeiro que Vence Primeiro que Sai). Nem sempre a mercadoria comprada por último vence depois da mercadoria que se encontra estocada, é necessário estar atento no recebimento da mercadoria e, caso não esteja de acordo, devolver no ato.
Antes o trabalho era feito na base da confiança, mas agora é necessário comparar a nota fiscal com o pedido ou autorização de fornecimento. Entre os itens mais importantes destaco: preço, quantidade, descrição, validade, procedência, marca (custo & beneficio), peso-unidade, entre outras.
Um exemplo: de nada adianta ter lixeiras com tampa acionadas por pedal, se o funcionário deixa aberta a mesma pela praticidade. O que importa ser hotel de luxo se o cliente interno não esta atento ao cumprimento das normas da Anvisa e das normas internas do hotel. Precisamos concientizar (treinar) o colaborador e éste assumir um compromisso com o hotel, restaurante, etc.
Treinamento custa caro, mas pode sair barato se o colaborador segue o que foi passado no mesmo.
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