15 de outubro de 2011

Apreensão de alimentos vencidos em hotéis

Hotéis de Copacabana são acusados de fornecer comida imprópria

Policiais civis apreenderam cerca de 200 kg de alimentos vencidos em estabelecimentos de luxo do bairro

Fonte: iG Rio de Janeiro | 10/10/2011 16:16 - Atualizada às 19:55
 
 

Foto: Agência O Globo Ampliar
Alimento fora da validade apreendido em um hotel de luxo, em Copacabana

Os agentes vistoriaram as cozinhas do Othon Palace, Sofitel, JW Marriott e Pestana em uma operação batizada de "Turismo Legal". Três nutricionistas e o chefe de cozinha do Sofitel foram detidos.

A cozinha do Sofitel foi interditada por fiscais da Vigilância Sanitária Municipal.
A operação foi desencadeada a partir de denúncias de turistas que alegaram ter sofrido intoxicação alimentar.

Outro lado

Em nota, a assessoria do Marriott informou que não foram encontrados alimentos impróprios para consumo ou com validade vencida.
Segundo o hotel, os agentes identificaram apenas alguns produtos recém-utilizados, que ainda não tinham recebido as etiquetas de manipulação. De acordo com a assessoria de imprensa, a Rede Marriott de Hotéis possui um rígido padrão de qualidade, aplicado em seus mais de 3.400 hotéis em todo o mundo.

A assessoria de imprensa do Hotel Pestana explicou que mantém, em seu restaurante, os procedimentos padrões de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária. O estabelecimento informou que irá aguardar a apuração dos órgãos competentes e se coloca à disposição para colaborar com o que for necessário.

Em nota, a assessoria de imprensa do Othon informou que teve uma padaria fechada mas não por
irregularidades em relação aos alimentos e sim em virtude de uma reforma no andar superior.
Segundo o estabelecimento, a obra, que era emergencial e necessária devido a um pequeno vazamento, já foi finalizada e os técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) serão solicitados para retornar ao local e autorizar a reabertura da padaria.
O Othon informou também que já foram tomadas todas as providências, com a adoção de procedimentos de controle interno mais rigorosos, além dos já existentes, para que fatos como esse não voltem a acontecer.
De acordo com a nota, o estabelecimento explicou que conta com o trabalho de uma engenheira de alimentos e de uma equipe de nutricionistas, profissionais extremamente experientes e qualificados.
Ainda segundo o comunicado, o hotel ressalta que, com 35 anos de atuação, é reconhecido, no Brasil e no exterior, pela excelência e pelo elevado padrão de qualidade de seus serviços e, desse modo, realiza uma auditoria interna.

Em nota, o Sofitel informou que também é um hotel reconhecido pela alta qualidade dos produtos que oferece a seus clientes. Segundo o comunicado, a cozinha do estabelecimento sempre esteve e continuará aberta a quem quiser visitá-la, de forma a garantir a transparência e o elevado padrão de qualidade proporcionado a todos que frequentam o hotel, sejam hóspedes ou passantes.
O hotel reforça que busca a excelência no cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar e informa que está apurando os fatos para tomar as providências que forem necessárias.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/hoteis-de-copacabana-sao-acusados-de-fornecer-comida-impropria/n1597266202701.html
________________________________________________________________________________


É, a copa e as Olimpiadas estão chegando... Em quanto isso ouvimos noticias que prejudicam a imagem de nossos hotéis.

Concordo com a fiscalização e a punição de quem estiver errado, mas é necessário apurar as causas e os responsávei pelos erros devem ser identificados. Gerentes, nutricionistas, chefes de cozinha, entre outros são responsáveis por manter a ordem, limpeza, condições de higiene, qualidade dos produtos, e sobre tudo, a validade dos mesmos. A pena é que não possam estar em vários lugares ao mesmo tempo, por isso precisam de pessoas de confiança e bem treinadas.

Antigamente se falava em PEPS (primeiro que entra primeiro que sai) ou FIFO (first intro first out), mas agora é PVPS (Primeiro que Vence Primeiro que Sai). Nem sempre a mercadoria comprada por último vence depois da mercadoria que se encontra estocada, é necessário estar atento no recebimento da mercadoria e, caso não esteja de acordo, devolver no ato.

Antes o trabalho era feito na base da confiança, mas agora é necessário comparar a nota fiscal com o pedido ou autorização de fornecimento. Entre os itens mais importantes destaco: preço, quantidade, descrição, validade, procedência, marca (custo & beneficio), peso-unidade, entre outras.

Um exemplo: de nada adianta ter lixeiras com tampa acionadas por pedal, se o funcionário deixa aberta a mesma pela praticidade. O que importa ser hotel de luxo se o cliente interno não esta atento ao cumprimento das normas da Anvisa e das normas internas do hotel. Precisamos concientizar (treinar) o colaborador e éste assumir um compromisso com o hotel, restaurante, etc.

Treinamento custa caro, mas pode sair barato se o colaborador segue o que foi passado no mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário