22 de outubro de 2011

Othon amplia linha de serviços dedicados ao corporativo

Business Lounge Rio Othon Palace (RJ)
Breakfast Grab and Go é a novidade, idealizada para executivos que precisam otimizar o tempo

Desde a fundação, em 1943, até o processo de internacionalização, iniciado em 2000, a Rede de Hotéis Othon tem pautado o crescimento em bases sólidas e investido no aprimoramento dos seus serviços e na melhoria da sua infraestrutura, em detrimento da mera expansão física. A rede formada hoje por 21 hotéis – quatro deles no exterior - entre franqueados e próprios, totaliza 2.982 habitações e foca a sua operação nas bandeiras Othon Palace, Othon Classic, Othon Travel, Othon Pousadas e Othon Suítes, todas com forte atuação no mercado corporativo.

Exemplo de aposta nesse nicho foi a criação do programa Othon Business, um conjunto de serviços diferenciados destinados a atender às necessidades específicas do segmento, disponível nas unidades Othon Palace situadas nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.

Entre os serviços especiais que o programa dedica aos executivos estão café da manhã em ambiente privativo, apartamentos em andares corporativos, check in e check out expresso em ambiente diferenciado, prioridade em early check in e late check out, conforme a disponibilidade e jornais diários no apartamento. Inclui-se ainda entre essas opções diferenciadas o Travel Light, que possibilita aos hóspedes frequentes manter, no hotel, uma mala em consignação durante um dia. O serviço é ideal para aqueles executivos que precisam viajar para cidades próximas, mas que voltarão ao hotel.

Durante a viagem do hóspede, uma equipe especializada cuida das roupas que são passadas e arrumadas no quarto. Outro benefício exclusivo é o Overnight Loundry com Shoe Shine, que inclui serviços como lavar uma camisa, passar um terno ou mesmo lustrar um sapato durante a madrugada.

Mais recentemente, uma novidade foi incorporada ao Othon Business, no momento restrita a hóspedes do Rio Othon Palace, que além dos serviços já mencionados passou a contar com o Breakfast Grab and Go. O produto foi criado para aqueles hóspedes que precisam otimizar o tempo e optam por serviços que ofereçam rapidez e praticidade. Em um ambiente privativo, o hóspede encontra tudo que precisa para que possa se servir à vontade e carregar consigo o café da manhã.

Nesse espaço, o cliente encontra sucos, refrigerantes (nas versões normal e zero), água (com ou sem gás) e pequenos sachês de cream cheese e manteiga (com e sem sal). Pães preparados no próprio hotel são oferecidos nas versões croissants recheados com chocolate, mexicanos ou em forma de sanduíches vegetarianos. Frutas cortadas em cubos, já embaladas, café e barrinhas de cereal completam as opções. Para acondicionar os produtos, foi criada uma embalagem especial, fácil de carregar, com a logo de Hotéis Othon. Além disso, disponibiliza saquinhos, copos descartáveis e térmicos, além de talheres e guardanapos, tudo para agilizar a vida de quem vai ao Rio de Janeiro a negócios.

Ponto alto na gastronomia

Para quem dispõe de mais tempo na visita à Cidade Maravilhosa, no entanto, o Rio Othon Palace oferece opções que devem ser degustadas sem pressa. A começar pela feijoada servida aos sábados no restaurante Skylab, que fica no 30º andar, oferecendo uma das mais belas vistas da orla de Copacabana. “Nossa feijoada é completa. Além de carnes variadas e acompanhamentos, oferecemos também saladas e grelhados. E, só para completar, temos ainda batidas de frutas e sobremesas típicas do Brasil. Tudo isso diante de um dos cartões postais mais deslumbrantes do mundo”, conta o chef Jean Yves Poirey, que há três anos comanda a cozinha do hotel.

A Feijoada do Othon, uma das mais tradicionais da cidade, é preparada com nove variedades de carnes, como paio, lombo, costelinha de porco e carne seca. Já o domingo é dedicado aos grelhados – nada menos que 11 variedades de carnes e frango, quatro de peixes e frutos do mar, nove acompanhamentos, quatro molhos e quatro entradas, tudo sob a coordenação atenta do chef Poirey.

Outra referência de sucesso da gastronomia da rede é o Bistrot du Leme, do Leme Othon Palace. Sob o comando do chef Paul Valliere, o restaurante se diferencia por aliar a gastronomia francesa à descontração do carioca. Com capacidade para 60 pessoas, o Bistrot tem uma decoração moderna e descontraída e um menu inspirado no melhor da cozinha clássica francesa.

Mais informações: http://www.othon.com.br/




Restaurante Skylab do Rio Othon Palace (RJ)


Lobby Califórnia Othon Classic

Makro Extravaganza 2011

A 5ª edição do evento que traz soluções e conteúdos para operadores de food service e do pequeno varejo.



Cursos

Os cursos, atrações e palestras ocorrerão nos dias 25, 26 e 27 de outubro e atenção, algumas delas ocorrerão no mesmo horário.

Atrações


25/10

Palestra: Rodrigo Oliveira, chef premiado do Mocotó Restaurante e Cachaçaria
Tema: A nova cozinha brasileira e o potencial comercial desta culinária.

26/10

Palestra: Bernardinho, técnico da seleção brasileira campeã de volei masculino.
Tema:Inspiração para o sucesso pessoal e nos negócios.

27/10

Mesa-redonda:Paulo Solmucci (Presidente Executivo da ABRASEL), Edu Guedes (chef e apresentador) e convidados especiais.
Tema: Oportunidades que surgirão para o setor de alimentação fora do lar nos próximos 5 anos.


Mapa de como chegar



A edição 2011 do MAKRO EXTRAVAGANZA será realizada no TRANSAMÉRICA EXPO.

Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo – SP
(próximo à estação de trem e terminal de ônibus Santo Amaro).

Amplo estacionamento no local.

Disponibilizaremos transporte do Terminal Santo Amaro para o evento
a partir das 12:30 na Av. Padre José Maria.

Contato


Contatos para Imprensa: FSB Comunicações - Marcio De Meo -
marcio.demeo@fsb.com.br
(0xx11) 8757-8010
(0xx11) 3165-9579

fonte: http://www.makroextravaganza.com.br/index.php

15 de outubro de 2011

Apreensão de alimentos vencidos em hotéis

Hotéis de Copacabana são acusados de fornecer comida imprópria

Policiais civis apreenderam cerca de 200 kg de alimentos vencidos em estabelecimentos de luxo do bairro

Fonte: iG Rio de Janeiro | 10/10/2011 16:16 - Atualizada às 19:55
 
 

Foto: Agência O Globo Ampliar
Alimento fora da validade apreendido em um hotel de luxo, em Copacabana

Os agentes vistoriaram as cozinhas do Othon Palace, Sofitel, JW Marriott e Pestana em uma operação batizada de "Turismo Legal". Três nutricionistas e o chefe de cozinha do Sofitel foram detidos.

A cozinha do Sofitel foi interditada por fiscais da Vigilância Sanitária Municipal.
A operação foi desencadeada a partir de denúncias de turistas que alegaram ter sofrido intoxicação alimentar.

Outro lado

Em nota, a assessoria do Marriott informou que não foram encontrados alimentos impróprios para consumo ou com validade vencida.
Segundo o hotel, os agentes identificaram apenas alguns produtos recém-utilizados, que ainda não tinham recebido as etiquetas de manipulação. De acordo com a assessoria de imprensa, a Rede Marriott de Hotéis possui um rígido padrão de qualidade, aplicado em seus mais de 3.400 hotéis em todo o mundo.

A assessoria de imprensa do Hotel Pestana explicou que mantém, em seu restaurante, os procedimentos padrões de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária. O estabelecimento informou que irá aguardar a apuração dos órgãos competentes e se coloca à disposição para colaborar com o que for necessário.

Em nota, a assessoria de imprensa do Othon informou que teve uma padaria fechada mas não por
irregularidades em relação aos alimentos e sim em virtude de uma reforma no andar superior.
Segundo o estabelecimento, a obra, que era emergencial e necessária devido a um pequeno vazamento, já foi finalizada e os técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) serão solicitados para retornar ao local e autorizar a reabertura da padaria.
O Othon informou também que já foram tomadas todas as providências, com a adoção de procedimentos de controle interno mais rigorosos, além dos já existentes, para que fatos como esse não voltem a acontecer.
De acordo com a nota, o estabelecimento explicou que conta com o trabalho de uma engenheira de alimentos e de uma equipe de nutricionistas, profissionais extremamente experientes e qualificados.
Ainda segundo o comunicado, o hotel ressalta que, com 35 anos de atuação, é reconhecido, no Brasil e no exterior, pela excelência e pelo elevado padrão de qualidade de seus serviços e, desse modo, realiza uma auditoria interna.

Em nota, o Sofitel informou que também é um hotel reconhecido pela alta qualidade dos produtos que oferece a seus clientes. Segundo o comunicado, a cozinha do estabelecimento sempre esteve e continuará aberta a quem quiser visitá-la, de forma a garantir a transparência e o elevado padrão de qualidade proporcionado a todos que frequentam o hotel, sejam hóspedes ou passantes.
O hotel reforça que busca a excelência no cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar e informa que está apurando os fatos para tomar as providências que forem necessárias.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/hoteis-de-copacabana-sao-acusados-de-fornecer-comida-impropria/n1597266202701.html
________________________________________________________________________________


É, a copa e as Olimpiadas estão chegando... Em quanto isso ouvimos noticias que prejudicam a imagem de nossos hotéis.

Concordo com a fiscalização e a punição de quem estiver errado, mas é necessário apurar as causas e os responsávei pelos erros devem ser identificados. Gerentes, nutricionistas, chefes de cozinha, entre outros são responsáveis por manter a ordem, limpeza, condições de higiene, qualidade dos produtos, e sobre tudo, a validade dos mesmos. A pena é que não possam estar em vários lugares ao mesmo tempo, por isso precisam de pessoas de confiança e bem treinadas.

Antigamente se falava em PEPS (primeiro que entra primeiro que sai) ou FIFO (first intro first out), mas agora é PVPS (Primeiro que Vence Primeiro que Sai). Nem sempre a mercadoria comprada por último vence depois da mercadoria que se encontra estocada, é necessário estar atento no recebimento da mercadoria e, caso não esteja de acordo, devolver no ato.

Antes o trabalho era feito na base da confiança, mas agora é necessário comparar a nota fiscal com o pedido ou autorização de fornecimento. Entre os itens mais importantes destaco: preço, quantidade, descrição, validade, procedência, marca (custo & beneficio), peso-unidade, entre outras.

Um exemplo: de nada adianta ter lixeiras com tampa acionadas por pedal, se o funcionário deixa aberta a mesma pela praticidade. O que importa ser hotel de luxo se o cliente interno não esta atento ao cumprimento das normas da Anvisa e das normas internas do hotel. Precisamos concientizar (treinar) o colaborador e éste assumir um compromisso com o hotel, restaurante, etc.

Treinamento custa caro, mas pode sair barato se o colaborador segue o que foi passado no mesmo.